domingo, 17 de janeiro de 2010

Jantar

Fui jantar a um restaurante que não me recordo do nome, ali para os lados da buraca. Há jantares que estão mesmo destinados a não correr bem e com isto provo que uma educação reprimida, acaba por dar para o torto, cedo ou tarde e é substituida pela natureza daquilo que homem na verdade ainda é... um caçador.

Os convidados eram muitos. A festa era de uma amiga. Tirando-a a ela, só conhecia mais outro amigo meu, que ficou sentado ao meu lado. É tão bom ter imensos amigos... a minha amiga tem-nos. Quando se tem assim tantos amigos, corre-se o risco que um ou outro acabe por ter uma figura de inadaptado maior do que a minha. Assim fiquei ligeiramente mais descansado. Além disso no restaurante havia outras pessoas, noutras mesas, que me faziam acreditar que eu estava no bom caminho. Nomeadamente um senhor com calças vermelhas a perder a cor, restatelado na cadeira como se fosse um sofá e ar de labrego que no entanto estava acompanhado por uma gaja que de costas nem parecia ter mau aspecto.

Tendo em conta que não gosto de vinho. Mas gosto de sangria. Num jantar em que todos pedem vinhos e discutem as marcas e modelos, ter de dizer que não se gosta de vinho, mas pode ser sangria, não é muito viril, para mais quando não se conhece ninguém.

Enquanto todos vasculhavam a ementa para verem o que iam comer, eu decidi pedir naco de novilho na pedra. O meu prato foi o último a chegar e ainda tive de o cozinhar. Portanto estava eu sentado à mesa, com um jarro de sangria só para mim e um boi bébé que à vista desarmada deixava sérias dúvidas sobre o seu estado de saúde. Se me tivessem dito que aquilo estava vivo, ainda lhe tinha feito umas festinhas.
Ora o "prato" era composto por um naco de carne de 3 metros de altura e uma pedra a escaldar. A quantidade de calor que aquela pedrinha emanava nem uma orelha do boi conseguia grelhar, quanto mais um boi inteiro.
A estratégia seria ir cortando pequenos filetes de carne e ir cozinhando... mas é um bocado complicado cortar carne que ainda mexe e faz "muuu" com a consistência de uma bola gigante de borracha. Passados poucos minutos já a pedra tinha perdido todo o calor e restava-me um naco de carne gigante com sangue coagulado. Isso e a cara de nojo das pessoas que olhavam para aquilo.
Chamei o empregado, pedi-lhe que fizesse qualquer coisa em relação ao assunto. Eu estava cheio de fome e já quase todos tinham acabado de comer. O empregado pareceu não ligar muito e preferia estar na conversa com umas raparigas de outra mesa do que tratar do raio da minha carne. Após alguma insistência, educada, lá disse que me ia trazer outra pedra.
Outra pedra?! Podia ter pegado no naco e levado para a cozinha para passar... de qualquer maneira ainda gostava que me dissessem quanto tempo demora uma pedra a aquecer é que entretanto passaram 15 minutos e eu continuava com a carne cheia de sangue em cima da mesa.
Passou-se mais um tempo e eu não só já não gozava com a situação como não ligava aos olhares de gozo que me eram dirigidos. A compostura foi toda atirada às urtigas. O Gonçalo educado (quer-se dizer, com as piadas em voz alta que passei o jantar todo a mandar, nem sei se o cheguei a ser nalgum instante) transfigurou-se.

- ENTÃO MAS AQUELE FILHO DA PUTA CONTINUA NA PALHETA? MAS QUE É QUE AQUELE MERDAS ESTÁ CÁ A FAZER?

Eu acho que se ouviu na nossa mesa e em mais algumas. Não podia ter descido mais baixo. Nisto ele passa por mim e a educação já se tinha ido toda, só me saiu um "mas isso vem ou não?".

Se não fosse a fome que tinha, aquele cheiro enjoativo de carne teria tomado conta de mim. Fica o anotamento que a única forma de voltar aquele restaurante é se eu for a pedra e a Soraia Chaves o naco de carne.

De qualquer maneira obrigado, há muito que não me ria de forma tão alarve. E aposto que as pessoas mais próximas de nós, dirão o mesmo.

1 comentário:

  1. E pronto! Já me fizes-te rir... é que tu seres "a pedra" e a Soraia o "naco de carne", é lindoooo! AHAHAHHAHAHAHAH

    ResponderEliminar

Loja para mascotes